segunda-feira, 19 de março de 2012

Procon Cotia faz entrega de Kits pelo Dia do Consumidor

Procon Cotia faz entrega de Kits pelo Dia do Consumidor
Fazer cumprir e respeitar os direitos do consumidor é a principal missão do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), que busca alternativas para que os cidadãos não sejam prejudicados em suas compras.
Na quinta-feira, 15 de março, quando se comemorou justamente o Dia Mundial do Consumidor, a unidade do Procon Cotia realizou além do atendimento diário, a entrega de um Kit para os munícipes que foram até a unidade registrar queixas ou efetuar uma consulta. O Kit continha o manual do Código de Proteção e Defesa do Consumidor e o Guia de Ouvidorias.
Segundo, Dra. Sueli Rocha da Silva, coordenadora do Procon, o número de atendimentos aumenta ano a ano, não apenas em Cotia, mas também nas esferas estadual e nacional. “Talvez, não teríamos muito a comemorar, mas o aumento nas reclamações demonstra, na prática, que os consumidores estão mais conscientes de seus direitos; por outro lado, é possível constatar o aumento de práticas abusivas e cobranças indevidas o que nos preocupa e nos obriga a fortalecer o sistema de defesa do consumidor para enfrentar fornecedores que não merecem estar no mercado de consumo, cabendo aos consumidores exercerem o poder que tem ao escolher as empresas que os respeitem”.
De acordo com a coordenadora houve mudanças em relação ao ramo que até então recebia mais reclamações. “O setor de telefonia teve uma redução nas reclamações se comparado a 2010 e 2011. A instituição financeira já aparece como grande vilã dos consumidores. Empresa elétrica e o comércio endossam o ranking das empresas que lideram o número de reclamações no órgão.
O ranking das empresas que lideram o atendimento em Cotia está disponível no site www.procon.sp.gov.br. O Procon de Cotia, recebe dúvidas ou reclamações durante todo o expediente, das 9h às 16h, ele fica localizado na Rua Jorge Caixe, 306, no prédio da CESEP (antiga PróCotia). Telefone (11) 4703.3473.
Parceria
O Procon Cotia firmou parceria com as Secretarias de Educação e Assistência e Desenvolvimento Social, para realizar palestras sobre “Educação para o Consumo”, por meio da sua equipe de técnicos de Defesa dos Direitos do Consumidor, que envolverá as escolas municipais e beneficiários dos programas sociais. O objetivo é promover a educação para o consumo de forma a prevenir problemas relacionados ao Direito do Consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário