segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O PROCON municipal de Cotia comemorou no dia 11 de setembro o 22º ano da criação do CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR.

O Procon de Cotia é um posto de atendimento gratuito, situado na Rua Jorge Caixe, 306, Cotia-SP, que orienta a população quanto aos direitos do consumidor. O serviço é oferecido através do convênio entre a Prefeitura e a Fundação Procon, uma instituição pública vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.
Com o objetivo de atender às necessidades dos consumidores, o PROCON MUNICIPAL DE COTIA tem extrapolado ao simples atendimento de consultas ou fazer reclamações. Objetivando sempre a conciliação vem buscando aplicar-se num trabalho preventivo, por meio de palestras à comunidade, informando e orientando sobre o direito do consumidor tocante ao consumo consciente e o perigo do superendividamento que vem acometendo a muitas famílias.
O mundo moderno nos impõe a necessidade de adquirir sempre mais, desviando o sentido da vida para os objetos desejados. Em nossa caminhada precisamos, portanto, ter bem claro o que é fundamental e o que pode ser dispensado.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON/COTIA, através do Advogado Mauro Antonio da Silva Alegre, Chefe da Divisão de Educação para o Consumo de Cotia (DEC – Cotia), deu inicio ao ciclo de palestras educativas que tem como proposta apresentar tema que possa contribuir na mudança de padrões de comportamento do consumidor, de maneira a gerar um consumo consciente e ciente de seus direitos e obrigações.
O PROCON MUNICIPAL DE COTIA disponibiliza as palestras para os Centros de Referência e Assistência Social – CRAS, Escolas, Centros de Convivência, Associações de Bairros, Igrejas, Entidades Sociais e Empresas.
 
 
Os temas abordados são:

1 – Economia Doméstica – proposta de educar o consumidor a administrar seus gastos domésticos;
 
2 – Consumo sustentável – conscientizar os consumidores sobre a preservação dos recursos naturais;
 
3 – Superendividamento para o idoso – alertar os idosos sobre os riscos e conseqüências do acesso ao crédito fácil, bem como apresenta dicas de como evitar o super endividamento.
 
4 – Consumismo infantil – trata sobre as cons equências e impactos sociais, ambientais e de saúde do consumismo na infância.
 
5 – Consumo e Violência  conceitua os impactos do consumismo na juventude e aponta a violência como uma das consequências deste fenômeno.

 
A apresentação de palestra poderá ser agendada através dos telefones:
 
(11) 4703-3473 (11) 4614-0694 (11) 4614-0695 (11) 4148-2002
 
Não sejamos apenas consumidores de produtos e serviços, mas fundamentalmente consumidores de ideias: http://proconcotia.blogspot.com.br

Coordenadora do PROCON MUNICIPAL DE COTIA: Advogada Sueli Rocha da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário