Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PALESTRA DO JARDIM BELIZÁRIO

ECONOMIA DOMÉSTICA

Palestrantes do PROCON:

Mauro Antonio da Silva Alegre, advogado, PROCON de Cotia.

Bene Xavier Parente Pedroso, advogada e Diretora do PROCON de Cotia.

Sueli Rocha da Silva, advogada e Coordenadora do PROCON de Cotia.

Local: Salão Paroquial do Jardim Belizário, Cotia - SP.

Em atendimento ao convite feito pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social para ministrar palestras para pessoas de baixa renda, beneficiária dos programas assistenciais foi apresentada uma palestra em 18/08/2011, sob o tema ECONOMIA DOMÉSTICA, com início às 9:00 hora e término às 11:00h.

Compareceram cerca de 50 mulheres, que trouxeram seus filhos pequenos, além da representante da Associação dos Moradores do Bairro.

As funcionárias da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social proporcionaram recreação às crianças enquanto as mães assistiram e participaram da palestra.

Após a apresentação foi exposto o CD fornecido pela FUNDAÇÃO PROCON sobre superendividamento foi enfatizado a importância do consumo consciente e como ordenar nossa vida financeira, priorizando os gastos estritamente necessários para a sobrevivência com dignidade (água, luz, alimento, calçado, roupa, etc.).

Alertou-se sobre o consumo compulsivo, o perigo das compras a prazo e orientou-se sobre a importância de poupar o possível para comprar a vista.

Tocante ao consumo consciente foi apresentada didaticamente o pensamento do economista em finanças, Prof. Marcos Silvestre, que enfatiza as cinco perguntas que o consumidor esperto deve fazer antes de qualquer compra: 1) Eu quero?, 2) Eu mereço?, 3) Eu preciso?, 4) Eu posso? e 5) Eu devo?.

Por fim foi aberto espaço para perguntas e esclarecimentos de dúvidas e distribuído material fornecido pela FUNDAÇÃO PROCON contendo orientações sobre orçamento doméstico, cartão de crédito, crédito consignado, cartilha de educação financeira etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário